//Cooperação técnica entre Rondônia e Acre contribui para elevação do padrão de qualidade do café produzido em terras acreanas

Cooperação técnica entre Rondônia e Acre contribui para elevação do padrão de qualidade do café produzido em terras acreanas

Imprimir
As técnicas de classificação de grãos empregadas pela Idaron, nos concursos de qualidade do café em Rondônia, foram repassadas por meio de oficina a profissionais do Acre.

Uma cooperação técnica entre os governos de Rondônia e do Acre, voltada ao processo de classificação de grãos, deve contribuir para elevação do padrão de qualidade do café que é produzido em terras acreanas.

A parceria entre os dois estados resultou na realização de um curso, ministrado por um profissional da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvoapstoril de Rondônia (Idaron), que, entre os dias 15 e 19 de julho, transferiu conhecimentos para 40 técnicos em ‘classificação física de café robusta’, tornando-os capazes de julgar as amostras de cafés especiais da primeira fase do concurso QualiCafé, que será realizado no Acre.

O objetivo, segundo destacou o secretário de Agricultura do Acre, José Luis Tchê, é ter pessoal capacitado que possa contribuir para a produção de cafés de alta qualidade, “promovendo melhores práticas agrícolas, sustentabilidade e a valorização da cultura do café na região, agregando valor ao produto local e divulgando a diversidade de sabores e aromas do café acreano”.

O curso foi promovido pela Gerência de Inspeção e Defesa Vegetal da Idaron, através do Coordenador de Classificação e Qualidade Vegetal Jean Ramos dos Santos. O treinamento aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura do Acre, em Rio Branco e contou com a participação de técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AC), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-AC) e Secretaria de Agricultrura do Acre (Seagri-AC).