Brucelose

Objetivos   –   Tuberculose   –   Brucelose

O que é Brucelose?

A brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, característica nos animais e pode infectar o homem. É uma zoonose de distribuição universal, acarreta sérios problemas de saúde pública e grandes prejuízos econômicos a pecuária.

Manifestações clínicas nos animais:

Abortos, nascimentos prematuros, retenção placentária, metrite, artrite, orquites e infertilidade.

Manifestações clínicas nos humanos:

Calafrios, suores abundantes, febre, fadiga acentuada por qualquer esforço, insônia, falta de apetite, dores articulares, cabeça e no resto do corpo, impotência sexual, infertilidade e abortos.

Contaminação da Brucelose nos animais:

Contato com fetos, placenta, secreções vaginais, monta natural, inseminação artificial, objetos contaminados, contaminação ambiental (pastos, forragens, águas, estábulos, etc).

Contaminação da Brucelose nos humanos:

Contato com fetos, placenta e secreções de animais contaminados, objetos e ou ambientes contaminados, ingestão de leite, carnes, queijos e derivados crus.

Como evitar a contaminação entre os animais?

Vacine todas as fêmeas bovinas e bubalinas uma única vez entre 3 a 8 meses de idade com a vacina B19 ou RB51; elimine os fetos, placentas, secreções dos animais e todos os objetos contaminados; realize exames periódicos e elimine todos os animais diagnosticados positivos dos rebanhos.

Como evitar a contaminação entre os humanos?

Evite o contato com fetos, placenta e secreções de animais contaminados, objetos e ou ambientes contaminados, ingestão de leite, carnes, queijos e derivados crus.

Quem realiza os exames para diagnósticos da Brucelose bovina?

Somente Médicos Veterinários Habilitados do Ministério da Agricultura- MAPA.

Como é realizada a compra da vacina conta Brucelose?

A compra é realizada nas revendas agropecuárias através de receituários emitidos por Médicos Veterinários Cadastrados na Agência IDARON.

Quem realiza a vacinação conta Brucelose?

Por se tratar de uma vacina contaminante, a vacinação somente poderá ser realizada por Médicos Veterinários e ou auxiliares Cadastrados na Agência IDARON.

Quais as vacinas contra Brucelose utilizadas?

São utilizadas as vacinas com a amostra B19 em fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 a 8 meses e a amostra RB 51 em fêmeas bovinas a partir de 3 meses.

Como é realizada a comprovação da vacinação conta Brucelose:

A Comprovação da vacina é realizada pelo produtor, por meio de atestados emitidos por Médicos Veterinários Cadastrados na Agência IDARON.