//Veterinário da Idaron alerta sobre riscos da Gripe Aviária

Veterinário da Idaron alerta sobre riscos da Gripe Aviária

Imprimir
Com casos confirmados no país em aves silvestres, o Brasil decretou estado de emergência

Os riscos envolvidos em um potencial surto de gripe aviária nas granjas do Brasil foi tema de oficina na manhã da quinta-feira, 25, no estande da Idaron na 10ª Rondônia Rural Show. Ministrada pelo médico veterinário, fiscal da Idaron de Espigão d’Oeste, Robson Reverdito. O evento contou ainda com a participação do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins.

“Apresentamos os sintomas da doença, demonstrando em imagens reais quais as características dos animais infectados. Isso é importante pois, como muitos países já têm surtos, é importante que o produtor esteja consciente e orientado, assim como as instituições e entidades parceiras compartilhando as responsabilidades para melhorar a capacidade de resposta da Agência Idaron, vital para reduzir o impacto da doença no país”, afirmou Robson.

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. A portaria foi emitida na noite da última segunda-feira, 22 e tem validade de 180 dias.

Atendendo convite da Idaron para participar do 5° Fórum Rondoniense sobre Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, o médico veterinário e responsável pela fiscalização agropecuária do Paraná, Otamir Martins, destacou que a doença exige atenção absoluta. “Vendemos para 141 países lá do nosso estado e um problema na exportação certamente seria péssimo para nós e para todos no país. Portanto, desde que me formei há mais de 50 anos, me dedico à educação sanitária e à fiscalização oficial como ferramentas de melhoria da sanidade de nossos animais. E vocês aqui, produtores e estudantes, podem continuar defendendo essa causa com afinco para proteger a economia brasileira”, disse.

 

Embora a produção de carne da avicultura em Rondônia não seja expressiva, a produção de ovos de galinha no Estado, nos dois primeiros trimestres de 2022, foi de 6,6 milhões de dúzias, por um rebanho de 1,2 milhão de galinhas poedeiras. Dessa forma, a atenção para evitar um surto no estado é importantíssimo e as ações de Educação Sanitária da Idaron têm se multiplicado ultimamente.

Texto: Herbert Weil (Idaron)

Fotos: Herbert Weil e Marco Aurélio Schutte Ribeiro (Idaron)