//Declarações de rebanhos avançam e, em algumas unidades da Idaron, chegam a 50% do que deve ser declarado na região

O produtor rural não deve deixar a declaração de rebanhos para a última hora. Em algumas regiões de Rondônia, grande parte dos pecuaristas entenderam a importância dessa iniciativa e já regularizaram o cadastro dos rebanhos junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

Uma dessas regiões é o distrito de Porto Rolim, na regional de Rolim de Moura, que, até esta quinta-feira (12/05), registrou 51% das declarações que devem ser feitas na unidade local. No total, somando todas as unidades que integram a regional, Rolim de Moura concluiu 33,4% das declarações que devem ser registradas neste mês.

Outra região de destaque, que concentra grande parte do rebanho bovino de Rondônia, é o distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, que caminha a passos largos para ser uma das primeiras localidades a fechar a campanha de declaração de rebanhos nesta primeira etapa, que finaliza dia 31 de maio.

Em 12 dias de campanha, a unidade local da Idaron em União Bandeirantes já registrou quase 40% do total de declarações que devem ser efetivadas neste mês de maio naquele distrito. O índice é um dos responsáveis por Porto Velho já ter registrado 27,5% das declarações a serem efetuadas na regional.

Na regional de Vilhena, que está com 31% das declarações concluídas, o destaque é a unidade local do próprio município, que já atendeu 44,6% dos produtores rurais que devem declarar os rebanhos na região.

Em São Francisco, onde a regional está 30,9% das declarações concluídas, quem desponta na frente, em número de declarações, é a unidade local de São Domingues, com 40,9% das declarações já efetivadas.

A regional de Ariquemes já alcançou 31,1% das declarações a serem feita no período, destaque para a unidade do distrito de Rio Branco que alcançou 41% das declarações que devem ser registradas na região.

Já a regional de Pimenta Bueno está com 30,7% das declarações devidamente registradas. Lá, a unidade com maior número de atendimentos é a de Primavera de Rondônia e a de Boa Vista do Pacarana, ambas despontam com 36% das declarações efetuadas nesta primeira etapa.

Em Ji-Paraná, onde a regional registra 30,5% de declarações já efetuadas, o destaque é a unidade local de Santa Rosa, que apresenta 39,9% das declarações a serem registradas na localidade. E, por fim, na regional de Jaru, que registra 29,1% de declarações, o destaque vai para a unidade local do Vale do Anari, com 31,6% das declarações a serem registradas neste mês.

No total, somando todas as Regionais, Rondônia já registra 30,5% de declarações. “O produtor rural está consciente da importância da declaração de rebanhos e está atendendo nosso chamado. Para que o processo seja rápido e fácil, além do atendimento presencial, nas unidades locais, a Idaron disponibiliza o serviço de declaração pela internet, no site da agência, por e-mail e pelo Whats App de cada unidade”, destaca o presidente da agência, Julio Cesar Rocha Peres. “Produtor, não deixe para a última hora. Declare seus rebanhos o quanto antes à Idaron!”