//Idaron promove Pitstop para ampliar atendimento ao produtor rural em Porto Velho

Idaron promove Pitstop para ampliar atendimento ao produtor rural em Porto Velho

Imprimir
A ação acontece estrategicamente neste mês de maio, no período de declaração de rebanhos

Neste mês de maio, período que compreende a primeira etapa de declaração de rebanhos, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), por inciativa da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Porto Velho, promove um pit stop próximo a algumas lojas agropecuárias para ampliar o atendimento ao produtor rural.

Equipados com notebooks conectados à internet e material gráfico, para o trabalho de orientação e educação sanitária, técnicos da Idaron utilizam uma Van escritório para o tendimento ao pecuarista e ao agricultor. Além da declaração dos rebanhos, o produtor rural pode fazer o cadastro no sistema Siafro e ter acesso a todos os outros serviços disponibilizados pela Agência.

A primeira ação itinerante teve início nesta quarta-feira (04/05), nas imediações da loja agropecuária Casa do Pecuarista, localizada na Avenida Amazonas, onde o ponto de atendimento deve permanecer até sexta-feira (06/05). Na próxima semana, na segunda-feira (09) o atendimento móvel será feito na área da loja Boa Safra, na rua Venezuela. Nos dias 11 e 12 o serviço será ofertado próximo da loja Agromotores, na avenida Almirante Barroso. Dia 14 a ação é realizada nas imediações da Rondoagro, avenida Amazonas, e, dia 20, os técnicos da Idaron estarão com atendimento no ambiente externo da loja Pica-Pau, na rua Guanabara.

“O objetivo é maximizar a oferta de atendimento aos produtores rurais, facilitando ainda mais o acesso do homem do campo aos serviços da Idaron”, destaca o chefe da ULSAV Porto Velho, Leonardo Ferro.

“É uma ação muito positiva. O produtor rural que está na loja já aproveita a oportunidade para fazer a declaração dos rebanhos, o que é de extrema importância para a prevenção de doenças nos rebanhos, e pode até tirar dúvidas sobre outros assuntos”, acentuou o pecuarista Giunê Araújo.

Equipe envolvida no Pitstop da Idaron próximo às lojas agropecuárias.

“Considerando que a declaração de rebanhos é uma obrigação do produtor, a ação itinerante da Idaron proporciona uma comodidade a mais para que possamos cumprir com nosso dever, que é declarar os animais que temos em nossas propriedades”, avaliou o produtor rural Celso Caccatto Júnior.

Vale salientar que a Van escritório da Idaron, que integra os mais de R$ 70 milhões investidos nos últimos anos para o reaparelhamento da Agência, fica estacionada temporariamente nas proximidades das lojas com anuência dos proprietários dos comércios. “Como a loja é um ponto estratégico de concentração de produtores rurais, nada mais inteligente do que anuir a presença da Idaron em nosso estabelecimento para atender o produtor. Embora de formas diferentes, o objetivo de todos, Governo, criador e lojista, é a sanidade e pujança da agropecuária”, destaca o lojista Vanderlei Júnior.

Lembrando que a declaração de rebanhos tem como foco as produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves. Os produtores terão até o dia 31 de maio para fazer a declaração, pela internet, no site da Agência (www.idaron.ro.gov.br), pelo e-mail ou pelo WhatsApp das ULSAV’s. “O processo de declaração é muito simples, pela internet, a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da Agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, explicou o médico veterinário Júlio Cesar Rocha Peres, presidente da Idaron.