//Idaron iniciará fiscalização em campo de todos os produtores de soja para controle da ferrugem asiática

Idaron iniciará fiscalização em campo de todos os produtores de soja para controle da ferrugem asiática

Imprimir
Conforme anunciado na nota técnica divulgada pelo Governo do Estado no último dia 20/04, em conformidade com a Portaria nº 306, de 13 de maio de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) deu início nesta última segunda-feira (25/04) à fiscalização em campo de todos os produtores de soja, para controle da ferrugem asiática.

Vale salientar que, no final do ano passado, o Estado de Rondônia, produtores, Idaron, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (Aprosoja) assumiram um compromisso junto ao Mapa, de que o cultivo da soja seria efetivado mediante execução, pelos produtores, de um rígido controle fitossanitário da ferrugem, controle esse acompanhado e fiscalizado pela Idaron.

Durante os meses de dezembro/21, janeiro, fevereiro e março de 2022, os produtores que realizaram o plantio receberam as orientações necessárias, para que as regras acordadas entre os atores fossem compreendidas e executadas. Agora, em abril, após a intensa campanha de divulgação e conscientização a Idaron iniciará a fiscalização em campo para certificar que todas as medidas acordadas foram cumpridas.

“Agora, chegou o momento de certificar que os Produtores cumpriram sua parte do compromisso assumido. Acreditamos que a grande maioria de nossos produtores fizeram sua parte, no entanto, aqueles produtores que não tiverem executado o controle da ferrugem conforme o estabelecido pelas normativas amplamente divulgadas, serão autuados nos termos da legislação”, destaca Jessé de Oliveira, gerente de inspeção e defesa sanitária vegetal da Idaron.

PORTARIA

O gerente de defesa vegetal explica que a Portaria 306/Mapa, se fosse cumprida de imediato, causaria graves consequências econômicas para os produtores de soja rondonienses na safra 2021/2022, uma vez que, quando da publicação da normativa, a cadeia produtiva já estava preparada para o ano agrícola, com insumos adquiridos e contratos de fornecimento de grãos fechados.

“De imediato, a Seagri e a Idaron, juntamente com a Aprosoja estabeleceram diálogo com o Mapa para que as alterações no Programa de Controle da Ferrugem Asiática fossem implementadas de maneira gradativa, o que minimizou o impacto para a cadeia produtiva sem, contudo, comprometer o controle da Ferrugem”, salientou. “A partir do próximo ano, o plantio da safrinha está terminantemente proibido pelo Ministério da Agricultura”.