//Representantes da Federação dos Produtores da Província de Beni são recebidos na Idaron, em visita cortesia

Representantes da Federação dos Produtores da Província de Beni (Fegabeni), Bolívia, foram recepcionados na última segunda-feira (25/10), em Porto Velho, pelo presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Julio Cesar Rocha Peres.

Em visita cortesia, o tesoureiro da federação boliviana, Herlan Antonio Ojopi Dorado falou dos avanços no setor pecuário, principalmente na região de fronteira, onde a Idaron colabora fortemente nas ações de prevenção à febre aftosa e combate a outras doenças que acometem os animais de produção.

Levantamento feito por agências especializadas apontam a pujança do setor pecuário nas províncias que localizam-se fronteiriças ao Brasil. Em algumas regiões, milhares de cabeças de gado, numa produção extensiva, desafiam a seca e falta de chuva, dificuldades que são vencidas com a tecnificação da atividade.

Outro desafio, esse também enfrentado por produtores em Rondônia, é a expansão da pecuária aliada a preservação da Amazônia. Sobre essa questão, o presidente da Idaron defende a promoção da intensificação racional do processo produtivo, fortalecendo pequenos e médios produtores. “O produtor quer rentabilidade, produzir gastando pouco. Para isso é necessário aproveitar o potencial das pastagens e adquirir uma visão empreendedora, considerando nosso grande diferencial, que é o boi verde”, salienta.

Hoje a Bolívia conta com um rebanho bovino que ultrapassa as nove milhões de cabeças e vem se fortalecendo como um grande parceiro comercial de Rondônia. “Por isso a parceria firmada entre a Idaron e o serviço veterinário da Bolívia é tão importante, porque estabelece uma integração não só de assistência na prevenção às doenças, mas também tecnológica, para que mantenhamos os rebanhos sadios e produtivos em toda a bacia amazônica”, destaca Julio Cesar.