//Sistema de Fiscalização do Comércio de Agrotóxicos já está disponível para teste, com cadastro de 25 lojas agropecuárias

Sistema de Fiscalização do Comércio de Agrotóxicos já está disponível para teste, com cadastro de 25 lojas agropecuárias

Imprimir
O Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), já disponibilizou, na internet, o Sistema de Fiscalização do Comércio de Agrotóxicos (Siafro Web), para teste, com cadastro de 25 lojas agropecuárias. O objetivo da plataforma é promover maior controle do comércio e utilização de agrotóxicos dentro do estado, inicialmente com foco na comercialização do defensivo agrícola ao produtor que atua nas grandes culturas.

Dentre outras funcionalidades, a ferramenta online tornará mais ágil e efetivo o acompanhamento do processo de estocagem dos agroquímicos no comércio, além da venda do produto, emissão de receituários agronômicos, autorização de aquisição de agrotóxicos e recolhimento das embalagens. O Siafro está disponível no sítio (http://siafro.idaron.ro.gov.br) com a função de autorização de aquisição de agrotóxicos em outros Estados. Os demais módulos serão disponibilizados a partir de 1º de janeiro de 2022.

O coordenador estadual do Programa de Fiscalização de Agrotóxicos, Sirley Ávila Queiroz, diz que o Siafro Web tornará mais ágil e efetivo todo o sistema de controle de agrotóxicos no estado, tudo on-line e em tempo real. “O sistema atende o disposto na Portaria nº 712 de 14 de setembro de 2021, que dispões sobre a obrigatoriedade de cadastro na Idaron para quem adquire agrotóxicos e outros produtos de uso agrícola”, salienta.

PESSOAS FÍSICAS

Para abertura e atualização de cadastro de pessoa física, o produtor rural deverá fazê-lo pessoalmente ou representado por procurador legalmente constituído, pela internet ou em uma das unidades locais de sanidade animal e vegetal (Ulsav), com a entrega de cópia e exibição de original de documento oficial de identificação, com foto, do CPF ou documento oficial que tenha o número do CPF e do comprovante de endereço ou declaração de endereço assinada com reconhecimento de firma.

Quando o requerimento for solicitado por terceiro, além dos documentos já mencionados, deve ser apresentada ainda cópia do instrumento público de mandato com poderes especiais para representação junto à Agência Idaron.

PESSOA JURÍDICA

Para o cadastro ou atualização do cadastro agropecuário dos proprietários, produtores rurais que utilizem agrotóxicos e afins de uso agrícola, sendo pessoa jurídica, deve ser apresentado comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do Ministério da Fazenda e cópias do contrato social constitutivo registrado, do documento oficial de identificação, com foto, do comprovante de endereço da sede da pessoa jurídica, bem como de dirigentes ou sócios que a representem legalmente para procedimentos cadastrais ou movimentações das explorações e cópia do instrumento público de mandato com poderes especiais para representação junto à Agência Idaron, quando o requerimento for solicitado por representante.

RESPONSÁVEL TÉCNICO

Para o cadastro do responsável técnico emitente da receita agronômica, ele deverá preencher a ficha cadastral digital e enviar arquivos PDF’s da foto digital do Profissional, do RG, do CPF, do comprovante de residência, da carteira profissional e do visto do Crea-RO, além da apresentação dos respectivos documentos originais.

O cadastro do proprietário, bem como o de sua propriedade ou que detenha a posse poderá ser realizado, em caráter prévio, diretamente no sistema Siafro Web pelo responsável técnico.