//Idaron capacita 40 servidores da Agência na pilotagem de drones e aeronave remotamente pilotadas

Idaron capacita 40 servidores da Agência na pilotagem de drones e aeronave remotamente pilotadas

Imprimir
Curso é realizado em parceria com o Senai-RO

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), está capacitando 40 servidores da Agência no curso de Operador de Drones. O curso já foi realizado em Porto Velho e Ariquemes, com capacitação de 20 profissionais. Outros 20 servidores participarão da segunda etapa do curso, em Rolim de Moura.

A iniciativa visa capacitar os servidores para a operacionalização dos drones que são utilizados no trabalho de fiscalização desenvolvido em área de difícil acesso. Além da pilotagem, os profissionais são orientados quanto as especificações técnicas do aparelho e a legislação vigente para a operação profissional dos equipamentos.

O conteúdo do curso inclui ainda operação de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAs), conhecimento e arquitetura de drones; aplicativos utilizados; orientações e navegação; noções de meteorologia; orientação de voo seguro; noções de espaço aéreo; modos de voo; sistemas de navegação; de alimentação e de controles; câmera e seus acessórios; pousos, decolagens manuais e automáticas; direcionais; funções do drone, dentre outros.

As regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) também faz parte da grade curricular do curso, além dos aspectos das aplicações profissionais no Brasil e no exterior.

A Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo governo do estado, por meio da Idaron, para garantir a segurança sanitária dos rebanhos e fitossanitária das lavouras. “Os drones são ferramentas de extrema importância no trabalho de vigilância que é realizado pela Agência. São equipamento de ponta adquiridas pelo Governo Marcos Rocha e contam com câmeras equipadas com infravermelho e visão noturna, o que é de extrema relevância para o trabalho dos fiscais da Idaron”, destaca o presidente da Agência, Julio Cesar Rocha Peres.

Primeira turma, com participação de 10 profissionais da Idaron, aconteceu em Porto Velho; segunda foi em Ariquemes
Drones são utilizados na fiscalização para manutenção da segurança sanitária e fitossanitária