//TRÍPLICE LAVAGEM: Procedimento impede desperdício do agrotóxico e contaminação do meio ambiente

TRÍPLICE LAVAGEM: Procedimento impede desperdício do agrotóxico e contaminação do meio ambiente

Imprimir
Antes da devolução dos recipientes de agrotóxicos ao programa de recebimento de embalagens vazias, o agricultor precisa fazer a correta limpeza do vasilhame para que tenha condições de reciclagem. No caso das embalagens rígidas de defensivos agrícolas, o produtor deve fazer a tríplice lavagem, procedimento que evita a contaminação do meio ambiente com o produto residual. Quando realizada durante a preparação da calda, a lavagem também evita o desperdício do agroquímico.

A medida, que atente o disposto na norma NBR 13.968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), integra a pauta de orientações que é comumente levada aos produtores rurais pelos técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). A orientação é enxaguar três vezes a embalagem vazia, seguindo os procedimentos adequados. Primeiro, é preciso esvaziar totalmente a embalagem e encher com água limpa até um quarto de seu volume (25%), recolocar a tampa e fechá-la com firmeza.

Depois, é necessário agitar o recipiente vigorosamente, em todos os sentidos, durante cerca de 30 segundos, para dissolver qualquer resíduo do produto que tenha aderidos à superfície interna da embalagem. A água desse primeiro enxágue deve ser despejada dentro do tanque do equipamento de aplicação. O recipiente deve ficar sobre a abertura do tanque por aproximadamente mais 30 segundos, para que todo o conteúdo escorra. Esse procedimento de enxágue deve ser repetido mais duas vezes. Por fim, é preciso inutilizar a embalagem, perfurando-a três vezes, no fundo.

“Ao fazer a tríplice lavagem corretamente, o produtor está protegendo a saúde da sua família e seus animais e cuidando do meio ambiente, especialmente do solo e da água da sua propriedade”, destacou o coordenador do programa estadual de agrotóxicos, Sirley Ávila Queriroz.

MINISTRO ANDREAZZA

A orientação sobre o procedimento da tríplice lavagem dos vasilhames de defensivos agrícolas nortearam o trabalho de educação sanitária realizado por técnicos da Agência Idaron durante a campanha itinerante de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos realizada este mês na região de Ministro Andreazza, interior de Rondônia. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado dia 18 de agosto.

A campanha foi realizada pelas revendas de agrotóxicos do Município de Ministro Andreaza, em cooperação com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), Secretaria Municipal de Agricultura daquele município.

Os servidores da Idaron fiscalizaram o recolhimento das embalagens e deram orientação técnica aos produtores em relação ao preparo das embalagens vazias de agrotóxicos para a devolução, ao uso de EPI’s na aplicação do pesticida e aos malefícios ocasionados pelo uso incorreto de agrotóxicos.

A campanha atendeu mais de 500 produtores e recolheu mais de 10,8 mil embalagens vazias de agrotóxicos. A recepção e classificação das embalagens ficou a cargo dos funcionários das

revendas. Todos treinados e certificados pelo Instituto Nacional De Processamento De Embalagens Vazias (inpEV) para os procedimentos operacionais padrão (POPi) no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.