//Idaron investe mais de R$ 5 milhões em tecnologia para aumentar qualidade do atendimento ao produtor rural

A fim de garantir maior qualidade e segurança no sistema de tecnologia da informação voltado a prestação de serviço ao produtor rural, o Governo do Estado de Rondônia, por iniciativa da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), com apoio do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa), investiu mais de R$ 5 milhões na aquisição de computadores, servidores e equipamentos para backup.

Ao todo, foram comprados 516 computadores de mesa, sendo 30 de alto desempenho, 50 impressoras, quatro servidores para site backup, 107 roteadores Wi-fi, 1,2 mil licenças de antivírus e quatro televisores, num investimento total de R$ 5.398.659,58. “Todos os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fesa, somente as licenças de software antivírus foram adquiridas com a fonte Idaron”, informou Felipe Câmara Bezerra, analista de T.I da Cotic/Idaron (Coordenadoria de Tecnologia da Informação).

Com a aquisição dessas novas tecnologias, os servidores principais que hospedam os serviços disponibilizados ao produtor, que são de última geração e alto desempenho e disponibilidade, garantem que os serviços sempre estejam funcionais, tanto para os escritórios da Agência quanto para o produtor, através da Internet.

Modernos, os computadores e impressoras utilizados nos escritórios da Idaron contam com garantia total do fabricante por cinco anos, no caso dos computadores, e três anos, no caso das impressoras. “Dessa forma, garantimos que esses equipamentos estejam sempre funcionais”.

A renovação dos aparelhos e softwares contemplou todas as unidades da Idaron. “Das aquisições realizadas até agora, estamos aguardando a entrega apenas dos equipamentos de backup, que devem chegar nos próximos dias. Os demais foram entregues, distribuídos e estão em pleno funcionamento”, destacou Felipe Câmara.