//Idaron promove curso online sobre febre aftosa para médicos veterinário emergenciais

Idaron promove curso online sobre febre aftosa para médicos veterinário emergenciais

Imprimir
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) iniciou nesta terça-feira (13/10) um curso online sobre febre aftosa, com ênfase nas estratégias adotadas pelo Estado frente a suspensão da vacina e a busca pelo reconhecimento internacional como área livre de aftosa sem vacinação.

O curso tem a duração de quatro dias, com finalização nesta próxima sexta-feira (16/10), e é voltado principalmente aos médicos veterinários emergenciais contratados a partir de dezembro do ano passado. “O objetivo é a atualização dos profissionais quanto ao Plano Nacional de Erradicação da Aftosa (Pnefa) e as ações de prevenção da doença, que terão ênfase nas ações de vigilância no estado”, explicou o diretor técnico da Idaron, Walter Cartaxo.

A reunião virtual tem como moderadora a Dra. Katherine Sharlene Barbosa Fragoso, auditora fiscal federal agropecuária no Pará (SFA/PA). Dentre os assuntos abordados nesta terça-feira está a ‘Situação epidemiológica da Febre Aftosa no mundo e na América do Sul’, com palestra do Dr. Iram da Silva Ferrão, Fiscal Estadual Agropecuário (ADAB/BA) e a ‘Evolução e diretrizes do PNEFA Plano Estratégico do PNEFA’, com a Dra. Katherine Sharlene Barbosa Fragoso, auditora fiscal federal agropecuária (SFA/PA).

Nesta quarta-feira (14/10), destaque para os ‘Aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças vesiculares’, com palestra do Dr. Márcio Alex Petró, fiscal estadual agropecuário da Idaron. Na quinta-feira (15/10) as palestras seguem com exposições sobre a ‘Colheita de amostras, meios de conservação e remessa de material ao laboratório’, com a Dra. Edviges Maristela Pituco (Panaftosa), que também falará sobre ‘Diagnóstico de febre aftosa, Diagnóstico diferencial: Estomatite Vesicular, Diagnóstico diferencial: Senecavirose e doenças causadas por poxvirus’.

No mesmo dia será abordado o tema ‘Sistema Brasileiro de Emergência Veterinária Febre Aftosa – Manual de investigação de suspeita de doença vesicular’, com intervenção do Dr. Gabriel Torres, auditor fiscal federal agropecuário (UTRA/Campinas).

Na sexta-feira (16/10), dentre os destaques do dia está palestra sobre ‘Declaração e Gerenciamento de Estado de Emergência Veterinária para a Febre Aftosa’, ministrada pelo Dr. Roberto Bueno, Diretor Presidente da ADERR/Roraima. Ao todo 52 médicos veterinários de todas as regiões de Rondônia participam do evento.

“São profissionais que reforçam o trabalho da Idaron nas regiões de Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Boa Vista do Pacarana, Cacoal, Candeias do Jamari, Cerejeiras, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Extrema, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Jaci-Paraná, Jacynópolis, Machadinho do Oeste, Nova Dimensão, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho, Presidente Médici, Rio Pardo, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Tarilândia, União Bandeirantes e Urupá”, destacou Walter Cartaxo.