//Comercialização de herbicida a base de ‘Paraquate’ passa a ser proibida em todo o Brasil, alerta Idaron

Comercialização de herbicida a base de ‘Paraquate’ passa a ser proibida em todo o Brasil, alerta Idaron

Imprimir
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) alerta a todos os produtores e comerciantes de defensivos agrícolas que, nesta última terça-feira (22/09), teve início, em todo o território nacional, a proibição da produção, importação e comercialização de agrotóxicos a base de ‘Paraquate’. A medida foi definida por meio da Resolução de Diretoria Colegiada 177, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de 21 de setembro de 2017.

A resolução dispõe sobre a proibição do ingrediente ativo ‘Paraquate’ em produtos agrotóxicos no país e sobre as medidas transitórias de mitigação de riscos. No texto, em resumo, a RDC proíbe a produção, a importação, a comercialização e a utilização de produtos técnicos e formulados à base do ingrediente ativo ‘Paraquate’.

O componente é perigoso. Segundo a Anvisa um pequeno gole do veneno pode matar. O ‘Paraquate’ também pode ser absorvido pela pele, pode causar Doença de Parkinson e mutações genéticas.

“Contudo, os produtos adquiridos pelos agricultores, pessoas jurídicas ou físicas, destinados ao uso final, poderão ser utilizados até seu esgotamento”, explica Sirley Queiroz, coordenador do programa de agrotóxicos da Idaron.

Em caso de dúvidas, o produtor ou o comerciante pode contatar os fiscais estaduais agropecuários das unidades locais ou a coordenação de agrotóxicos pelo e-mail <agrotoxicos@idaron.ro.gov.br>.

Herbicidas que passam a ser proibidos no Brasil