//ALERTA FITOSSANITÁRIO: Não plante ou semeie material vegetal recebido de origem desconhecida

ALERTA FITOSSANITÁRIO: Não plante ou semeie material vegetal recebido de origem desconhecida

Imprimir
Em todo o Brasil e em outros países, estão surgindo casos de encomendas recebidas pelos correios e empresas de transporte com sementes desconhecidas e de origem ainda não identificada, sem que o destinatário tenha comprado ou solicitado. Os casos estão sendo investigados pelo Ministério da Agricultura do Brasil e de países como Estados Unidos, Canadá e Japão.
Essas “encomendas”, com sementes desconhecidas, estão sendo endereçadas à cidadãos comuns, em pequenos pacotes disfarçados como “brindes”.

É PRECISO TER MUITO CUIDADO COM ESSES MATERIAIS, POIS NÃO SABEMOS SE ESTÃO CONTAMINADOS COM ALGUM MATERIAL BIOLÓGICO QUE POSSA AFETAR A SAÚDE OU ALGUMA PRAGA AGRÍCOLA.
PRAGAS AGRÍCOLAS PROVENIENTES DE OUTROS PAÍSES PODEM OCASIONAR SÉRIOS DANOS PARA A AGRICULTURA E AO MEIO AMBIENTE DE NOSSO ESTADO E DE NOSSO PAÍS.
SE VOCÊ RECEBER QUALQUER MATERIAL VEGETAL NÃO IDENTIFICADO E SEM O CONTROLE DE ÓRGÃOS DE DEFESA AGROPECUÁRIA, NÃO PLANTE, NÃO SEMEIE E NÃO JOGUE NO LIXO!

Não abra a embalagem nem viole a identificação/etiqueta e entre imediatamente em contato com a Agência Idaron mais próxima ou pelo telefone: DISQUE IDARON – 0800 643 4337
Denúncias on-line pelo e-mail sementes@idaron.ro.gov.br, ou pela internet (Clique aqui).

As sementes e as mudas são os principais veiculadores de pragas agrícolas e, por isso, sua entrada em nosso Estado precisa ser controlada pelos órgãos de Defesa Agropecuária. Recomenda-se que a população não adquira material vegetal de outros países ou de outros Estados sem consultar previamente a Agência Idaron, para verificar os riscos e solicitar a devida documentação fitossanitária que assegure a entrada do material em Rondônia.