//Idaron, Ulsav Ji-Paraná, promove ações na Escola Família Agrícola Itapirema

Idaron, Ulsav Ji-Paraná, promove ações na Escola Família Agrícola Itapirema

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), por inciativa da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Ji-Paraná, realizou a entrega de certificados e sorteios de brindes a 30 estudantes da Escola Família Agrícola (EFA), que participaram do Projeto Itapirema. A entrega dos certificados foi alusiva a conclusão do curso Técnico em Agropecuária (4° ano) e aconteceu durante um café da manhã.

O objetivo da Idaron é fazer parceria com os futuros profissionais para que, no desenvolvimento de suas atividades, seja no mercado de trabalho ou em suas propriedades, priorizem a defesa sanitária animal e vegetal, contribuindo assim para o desenvolvimento do Estado.

O EFA Itapirema surgiu do projeto Multiplicadores do Saber, que foi desenvolvido em 2014, quando a equipe da Ulsav Ji-Paraná iniciou atividades educativas em escolas polos da região. A equipe responsável pelo projeto realiza palestras nas escolas e, nessas ações, percebeu que os professores também precisavam de mais informações sobre esses assuntos, “por isso promovemos treinamento com dois profissionais de cada escola, visando qualificá-los sobre as atividades da Idaron voltadas para o Ensino Fundamental”, informou um dos organizadores.

Finalizado o trabalho com os professores, a EFA mostrou interesse em qualificar ainda mais os alunos com abordagem à defesa sanitária animal e vegetal. A equipe da Ulsav Ji-Paraná reiniciou as ações com o projeto EFA Itapirema/Idaron em fevereiro e finalizou em novembro deste ano.

No início do curso foram disponibilizados 30 temas como, por exemplo, brucelose, raiva e agrotóxico, para serem trabalhados, dos quais os estudantes selecionaram 10. Foi realizado um módulo por mês, de acordo com o cronograma estabelecido entre as instituições. Cada mês foi desenvolvido um tema, relacionando teoria e prática.

Durante o projeto EFA Itapirema/Idaron os estudantes recebem apostilas e fizeram avaliações sobre conhecimento adquirido e o que acharam do curso. “Agradecemos todas as pessoas que colaboraram com o desenvolvimento deste projeto e as empresas que doaram brindes, que foram entregues na conclusão”, agradeceu a equipe da Ulsav.