//Fiscalização agropecuária de Rondônia é destaque em encontro nacional no Maranhão

O serviço agropecuário desenvolvido pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) foi destaque nos últimos dias 7 e 8, durante o V Encontro de Servidores da Fiscalização Agropecuária que foi realizado no Maranhão. Destaque para o trabalho de educação sanitária que é realizado em Jaru/RO desde o ano de 2013.

O evento, realizado pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (Sinfa), teve como tema a ‘Educação Sanitária’. A Agência Idaron participou com a apresentação do trabalho que é realizado pela Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Jaru. Rondônia foi representada pelo médico veterinário Juliano Silva dos Santos, um dos cinco palestrantes do evento.

Além de Rondônia, estiveram representados no evento os estados do Mato Grosso (Indea), Santa Catarina (Sidasc), Bahia (Adab) e Espírito Santo (Idaf). Também foram apresentados os trabalhos realizados pelos profissionais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged), trabalhos esses orientados pelo mestre Clóvis Tadeu Rabelo Improta, do curso de mestrado profissional pela Universidade Estadual daquele estado.

Trabalho de educação sanitária desenvolvido em Jaru/RO foi destaque

Pela Agência Idaron, Juliano Silva apresentou um projeto educativo que foi desenvolvido para o município de Jaru, tratando-se do curso para agentes comunitários de saúde, aplicação e resultados do diagnóstico educativo, realizados no período de 2013 a 2015. Os trabalhos realizados atualmente em educação sanitária, pela equipe local e regional, também foram destacados.

“A participação em um evento deste porte mostra a importância de Rondônia no cenário nacional e o reconhecimento de entidades do sistema de defesa agropecuária, pela qualidade do trabalho realizado no estado pela agência Idaron, que desponta entre as principais agências com melhor avaliação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, no ano de 2018”, acentuou Juliano Silva.

O evento contou com a presença de autoridades do estado do Maranhão e representantes das forças policiais Militar e Rodoviária Federal, além do número expressivo de servidores da agência local, entre agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas.

Palestrantes convidados para o evento