//Projeto Escola Família Agrícola – Itapirema 2019

Projeto Escola Família Agrícola – Itapirema 2019

Imprimir

A IDARON em parceria com a Escola Família Agrícola Itapirema, localizada na Linha 04, Km 09 Via Porto velho, Zona rural de Ji-Paraná, está realizando desde fevereiro o Projeto Itapirema, que consiste em capacitar os alunos formandos em Técnicas Agropecuárias, no que tange a sanidade animal e vegetal, para o desenvolvimento de suas futuras atividades como profissionais Técnicos Agropecuários.

A Escola Itapirema se propõe a contribuir socialmente com a região onde encontra-se, oferecendo curso profissionalizante desde 2004 ao jovem estudante, dando-lhe a oportunidade de atuar em propriedades rurais e transformá-las em um empreendimento ecologicamente correto e economicamente rentável.

Rondônia apresenta um grande potencial agropecuário, onde o agronegócio representa uma significativa parcela da economia do Estado. O objetivo da IDARON com essa atividade é contribuir na formação de profissionais formadores de opinião nas comunidades onde possam atuar, orientando o produtor rural quanto às medidas mais apropriadas no controle e erradicação das enfermidades que afetam animais e plantas, além de outras ações como a produção de alimentos saudáveis e controle no uso dos agrotóxicos.

O projeto está sendo dividido em módulos com conteúdos que envolvem Plantas Tóxicas de Interesse Pecuário, Agrotóxicos, Febre Aftosa e Varíola Bovina, Nematoides e Fitopatogênicos na Cultura do Café, Brucelose e Tuberculose, PNCRH-Raiva- EEB (Vaca Louca), Newcastle e Influenza Aviária.

O curso é proporcionado pelos palestrantes Bethania Silva Santos, Adriana dos santos, Maria Fernanda, Dagoberto Gonçalves, Bruno Araújo, Janete Acco, dentre outros, e ministrados mensalmente em dias úteis com carga horária de 04 horas até o período de novembro deste ano e projetos similares deverão ser realizados anualmente.