//Declarações de rebanhos à Idaron passam dos 76% e a regional de São Francisco deve ser a primeira a finalizar o processo

Número de declarações feitas pela internet, no site da Idaron, aumentam e chegam a mais de 30%.

O número de declarações de rebanhos feitos à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron já ultrapassou os 76% das mais de 136 mil que devem ser registradas nesta etapa da campanha. Faltando menos de cinco dias para o final do prazo, a expectativa é que o produtor aproveite o fim de semana para declarar pela internet, no site (www.idaron.ro.gov.br), evitando assim a correria e possível sobrecarga no sistema da Agência.

A regional de São Francisco, que já está 80% das declarações finalizadas, deve ser a primeira a concluir o processo e, ao que tudo indica, antes do dia 31, quando finaliza o prazo das declarações.

As três regionais que têm registrado maior engajamento do produtor são: São Francisco, Jaru e Ariquemes. A regional de Porto Velho, proporcionalmente, é a que há o menor número de declarações. “Esperamos que esse quadro mude, visto que faltam poucos dias para o fim do mês de maio, quando finda o prazo das declarações. Ou seja, o produtor rural que ainda não declarou os rebanhos à Agência Idaron tem só até quarta-feira, 31, para fazê-lo”, alerta o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Em relação aos municípios e distritos que registram mais de 85% de rebanhos declarados, destaque para Cujubim, Rio Branco, Bom Jesus, Machadinho D’Oeste, Quinto Bec, Nova Londrina, São Domingos, São Miguel do Guaporé, Boa Vista do Pacarana, Ministro Andreazza, São Felipe e Colorado D’Oeste. “Como o número de declarações feitas pela internet, no site da Idaron, tem aumentado, chegando a mais de 30%, a expectativa é que nos próximos dias a campanha ganhe adesão total e que 100% dos produtores rurais façam a declaração”, destaca Julio Peres.

Para declarar online o produtor rural vai usar a mesma senha que utiliza para emitir a ‘e-GTA’ (Guia de Trânsito Animal Online). Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha.

A declaração de rebanhos é obrigatória aos criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa). Equídeos, aves e outras culturas também devem ser declarados.

A declaração de rebanhos é uma das exigências da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) para a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. Todo produtor sabe da importância dessa responsabilidade. Não adianta o Governo fazer investimentos vultosos no apoio ao agronegócio se o homem do campo não cumprir seu papel para a manutenção do status sanitário conquistado a duras penas. Vamos sim, antes da quarta-feira, fechar essa campanha com 100% das declarações”, acentua o governador do Estado, Coronel Marcos Rocha, conclamando o produtor rural a declarar os rebanhos o quanto antes.