//Idaron alerta para os riscos da utilização irregular de drones na aplicação de agrotóxicos

Idaron alerta para os riscos da utilização irregular de drones na aplicação de agrotóxicos

Imprimir
Aplicações irregulares podem comprometer nascentes de água, lavouras e ameaçar a saúde de animais e pessoas.

Considerando o crescimento da utilização de aeronaves remotamente pilotadas – ARP, drones, na aplicação de agrotóxicos no estado de Rondônia, a Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril – Idaron vem a público alertar quanto aos riscos da atividade, quando feita em desacordo com as normas da Portaria Mapa nº 298, de 22 de setembro de 2021, que regulamenta o uso de ARP’s na pulverização agrícola.

O primeiro ponto a destacar, é que os operadores de drones devem possuir registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, através de requerimento no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários – Sipeagro, além do cadastro como prestador de serviço na aplicação de agrotóxicos junto à Idaron”, explicou o gerente de inspeção e defesa sanitária vegetal, Jessé de Oliveira.

Durante as operações de pulverização, diversas regras extremamente importantes devem ser respeitadas pelo operador da ARP. Estas regras objetivam dar segurança ao processo, evitando a contaminação do meio ambiente, como por exemplo o respeito à distância mínima de 20 metros de povoações, agrupamentos de animais e de mananciais de captação de água para abastecimento de população, inclusive reservas legais e áreas de preservação permanente; o uso de produtos específicos para essa modalidade de pulverização; a intensidade e direção do vento e a pulverização em horários com temperaturas mais amenas, entre outras regras imprescindíveis.

Outro ponto destacado pela Idaron é que, nas proximidades do local onde será pulverizado o agrotóxico, deverá ser fixada placa de sinalização visível para pessoas não envolvidas na atividade contendo a expressão: “CUIDADO! OPERAÇÃO COM DRONE”.

No local da operação, também deve ser mantido fácil acesso ao extintor de incêndio (de categoria adequada para equipamentos eletrônicos), sabão, água para higiene pessoal e caixa contendo material de primeiros socorros, observando ainda as orientações específicas contidas na bula ou no rótulo do produto. “Outra exigência é que, nesse mesmo local, devem constar, de forma legível, o endereço e os números de telefones de hospitais e centros de informações toxicológicas”, acentua o coordenador estadual do programa de controle e fiscalização de agrotóxicos, Sirley Ávila Queiroz. “Salientando que a equipe de campo deverá obrigatoriamente usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”.

O alerta da Idaron tem por objetivo prevenir a contaminação de pessoas, animais e do meio ambiente por resíduos de agrotóxicos que, invariavelmente, são carregados pelo vento, alcançando regiões fora da área de pulverização. “Iniciaremos uma séria de atividades visando a orientação tanto ao produtor quanto aos operadores de drones para que a pulverização de agrotóxico em áreas de plantio não seja danosa ao ecossistema”, acentuou Sirley Ávila.