//Com diferentes formações e competências, mulheres reforçam as ações da defesa agropecuária de Rondônia

Atuando na área administrativa e na fiscalização, servidoras levam diferencial de qualidade às ações da Agência Idaron.

Concatenadas e bem executadas, as ações da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvipastoril de Rondônia – Idaron elevaram o agronegócio do estado a posição de destaque no cenário internacional, resultado que transformou o trabalho da Agência em um case de estudo e motivação às demais regiões brasileiras que buscam alcançar o mesmo status sanitário conquistado por Rondônia.

Importante registrar que todo o planejamento e execução dessas ações têm valiosa colaboração da força de trabalho feminina, que corresponde a 35% dos profissionais a serviço da Idaron. Mulheres altamente capacitadas, com elevado conhecimento e formação acadêmica em áreas diversas, com um olhar sensível e considerações refinadas, dão um toque diferenciado às atividades de prevenção e combate a doenças que podem acometer os rebanhos e às pragas que ameaçam às lavouras rondonienses.

Uma dessas mulheres é a médica veterinária Andreia Lindner, que atua como fiscal estadual agropecuária na regional da Idaron de Vilhena, no cone Sul do estado, região que é considerada uma das mais sensíveis, em decorrência da área limítrofe com diversos municípios mato-grossenses. “Aqui (Vilhena), as medidas preventivas e fiscalizatórias são mais intensificadas devido o acesso de veículos que vêm das mais diferentes localidades brasileiras”, avalia.

Profissional renomada, há 20 anos a serviço da Idaron, a médica veterinária consegue diariamente conciliar as exigências da profissão com os cuidados com o lar e a família. “Não é fácil conciliar a vida profissional com os cuidados para com a casa e filhos, porém tento ser o melhor possível em cada uma das atividades. Desempenho minha função com muita dedicação, empenho, alegria e satisfação”, destaca.

Esforço que é reconhecido e tido como exemplo na formatação ideológica de um bom profissional. Não por acaso, durante sete anos, a Andreia Lindner foi confiada a missão de supervisionar a Regional no Cone Sul do estado. “Nesse período fui responsável por sete unidades locais e um posto de fiscalização de fronteira com o Mato Grosso, principal ponto de fiscalização da entrada dos produtos agropecuários de Rondônia”, salienta. “Nosso trabalho é grandioso, por ele passa a sanidade dos rebanhos e a qualidade dos produtos que a população consome”.

Outra importante colabora, desta vez na área executiva, é a coordenadora de Administração e Finanças da Idaron, Ana Aparecida Pereira Poquiviqui há oito anos emprega seus conhecimentos e habilidades na execução das ações de defesa agropecuária de Rondônia.

Mato-grossense, natural da cidade de Porto Esperidião, Ana Poquiviqui conta que trabalha desde os 13 anos, sempre no serviço público, o que conferiu a ela larga experiência na área administrativa dentro da gestão pública, conhecimentos esses que foram aprimorados ao longo dos anos, com as formações em Pedagogia e posteriormente em Direito e com as complementações acadêmicas em gestão pública e metodologia do ensino superior.

Já com know-how na área administrativa e financeira, em junho de 2015, ela foi convidada a integrar a equipe administrativa da Idaron. “Só então pude ver o quão é grande e árdua a tarefa da Idaron. Abracei o trabalho, inteirando-me de todas as atividades e apoiando as ações em todas as regiões do estado”, acentua.

Realmente o trabalho não é pouco nem simples, a coordenadoria administrada por Ana Poquiviqui dá suporte a todas as ações desenvolvidas dentro da Idaron. A ela estão atreladas a Gerência de Arrecadação, o RH (Recursos Humanos) e as gerências de Contratos, de pagamentos, de logística e a de patrimônio e almoxarifado. “É uma luta grande, mas nossa equipe é formada por pessoas gabaritadas e dedicadas, o que facilita nosso trabalho”, conclui.

Tendo a Ana e a Andreia como fontes inspiradoras, a direção da Idaron parabeniza todas mulheres que integram as equipes da Agência e que, a exemplo delas, doam-se diariamente para que a agropecuária de Rondônia mantenha-se sadia e rentável. Parabéns mulheres!