//IDARON NAS ESCOLAS: Agência desenvolve projetos voltados à educação de jovens sobre sanidade animal e vegetal

Em parceria com instituições de ensino localizadas em regiões distintas do estado, anualmente, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) tem intensificado as ações voltadas à educação de jovens sobre a sanidade animal e vegetal e os cuidados com o meio ambiente no trato com os defensivos agrícolas.

Em Ji-Paraná, a iniciativa é realizada desde 2019 na Escola Família Agrícola Itapirema. Ao longo do ano, são ministradas aulas aos alunos do 4° ano do curso técnico em Agropecuária, com abordagem de diversos conteúdos, todos relacionados aos trabalhados desenvolvidos pela Agência Idaron.

Neste ano, o projeto teve início em março, sendo finalizado agora, em novembro. Dentre os assuntos estão temas relacionados a plantas tóxicas, agrotóxicos, raiva animal, nematoides, febre aftosa e muitos outros. Ao todo, foram trabalhados 11 módulos durante o ano, com participação de 23 estudantes de diversos locais da região central do estado.

As aulas, divididas em módulos, contaram com atividades teóricas e práticas, o que, segundo os coordenadores, tornam cada aula uma experiência única para os alunos. Ao final do projeto, a iniciativa também foi avaliada pelos alunos.

No evento de encerramento, foram entregues os certificados com registro da carga horária de 44 horas e distribuídos brindes aos futuros profissionais.

NOVO HORIZONTE

Outro projeto, também voltado para a educação de jovens, foi realizado na Escola Família Agrícola Chico Mendes, na região de Novo Horizonte, no período de março a novembro, e contou com a participação de 45 alunos do quarto ano do curso técnico em agropecuária.

No dia 07 deste mês foi realizada a cerimônia de encerramento do curso, com entrega de certificado aos participantes. Todavia, também foram premiados o aluno destaque Dieisson Oliveira da Silva, que obteve as melhores notas nos testes de avaliação de conhecimento, aplicados antes e após o período do treinamento.

Também foi premiado o aluno revelação da turma, Leonardo Coelho do Nascimento, com a melhor nota na avaliação final do curso. Estas avaliações servem de verificar a evolução do conhecimento nos temas trabalhados relativos à defesa agropecuária. Outro esforço das instituições envolvidas no projeto foi o sorteio de brindes para os alunos.

Os estudantes, na faixa etária de 17 a 20 anos, são provenientes de 13 municípios: Alto Alegre, Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Castanheiras, Chupinguaia, Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Presidente Médici, Porto Velho, Santa Luzia, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé e Seringueiras.

O curso teve a duração de 40 horas e foi ministrado por profissionais da Regional de Rolim de Moura, com formação em medicina veterinária, agronomia e técnica em agropecuária.

PIMENTA BUENO

Na região de Pimenta Bueno, o trabalho de educação sanitária foi desenvolvido no centro técnico Abaitará, localizado no quilômetro 32 da RO-010. O curso foi dividido em duas turmas, uma de agronegócio, que atendeu 19 alunos, e outra de agroecologia, com sete estudantes.

A atividade tem carga horária de 40 horas, realizada no período de agosto a dezembro, devendo ser finalizada no próximo mês com realização de avaliação e a entrega de certificados.

A iniciativa resulta de parceria firmada entre a Idaron, regional de Pimenta Bueno, e o CENTEC Abaitará. No final do curso também haverá premiação, com sorteio de bicicletas, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores.

Dentre os temas abordados estão: serviço de inspeção estadual, trânsito de animais, anemia infecciosa equina, mormo, trânsito de vegetais, fiscalização de sementes, fiscalização de mudas, pragas e doenças dos citrus, agrotóxicos, febre aftosa, raiva dos herbívoros, doença da vaca louca, entre outras.

JARU

Em Jaru, os colaboradores da Agência Idaron realizaram atividades educativas na Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai, localizada no quilômetro 02 da Linha 623.

Os trabalhos tiveram início em março e foram finalizados neste mês de novembro. Ao todo, foram realizadas 17 palestras sobre temas relacionados às áreas animal e vegetal.

Cerca de 60 alunos, do primeiro ao quarto ano do curso técnico em agroecologia, participaram das atividades. Dentre os temas abordados, destaque para as orientações sobre a importância da defesa sanitária vegetal e da defesa sanitária animal.

Também foram tratados assuntos como a emergência fitossanitária da monilíase do cacaueiro, o programa de erradicação da mosca da carambola, fiscalização de agrotóxicos, controle de qualidade de sementes, agricultura orgânica, raiva dos herbívoros, brucelose e o papel do produtor na manutenção da área livre de febre aftosa. No encerramento, foram entregues os certificados com registro da carga horária.

Para o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, o trabalho de educação sanitária nas escolas é uma iniciativa de extrema importância, visto que os estudantes assistidos hoje pelo programa são os futuros profissionais que, invariavelmente, poderão atuar na defesa como colegas de profissão ou em suas propriedades em consonância com as normas e medidas de segurança sanitárias adotadas tanto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária quanto pelo Governo do Estado, por meio da Idaron.