//Agência Idaron leva ações de educação sanitária à Escola Família Agrícola Chico Mendes, em Novo Horizonte do Oeste

Agência Idaron leva ações de educação sanitária à Escola Família Agrícola Chico Mendes, em Novo Horizonte do Oeste

Imprimir

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) iniciou neste mês de abril, a execução do projeto de educação sanitária composto por ciclos de palestras e entrega de material educativo na regional de Rolim de Moura. As atividades, que marcam a retomada das ações inseridas no rol estratégico do programa de educação sanitária, são realizadas nas Escola Família Agrícola Chico Mendes, no quilômetro 4,5 da linha 160 lado norte, no município de Novo Horizonte do Oeste.

Pelo papel que desempenha na educação, a escola também desponta como importante instituição para a sociedade e economia da região. “Essa parceria tem o objetivo de levar informação sobre nossas atividades em forma de palestras e demonstrações de métodos a campo, além da aplicação de avaliação diagnóstica para mensurar o conhecimento prévio dos alunos quanto aos temas relacionados à Defesa Agropecuária”, informou o servidor da Idaron Lindomar Pereira Simões.

De acordo com o servidor, o trabalho está sendo realizado com 45 alunos oriundos de diversos municípios do Estado que estudam na 4ª série do curso Técnico em Agropecuária na referida escola. “O projeto foi implantado este mês, iniciando as atividades no último dia 05, com apresentação do projeto aos alunos, avaliação diagnóstica e entrega de materiais”.

As palestras estão sendo ministradas no período noturno das 18h30 às 21h30, com dois encontros ao mês, totalizando uma carga horária de 40 horas. A previsão é que o projeto anual seja concluído dia 13 de outubro com cerimônia de encerramento e entrega de certificados.

A atividade é dividida em eixos temáticos: defesa sanitária vegetal e ameaças fitossanitárias, fiscalização da produção e do comércio de mudas, defesa sanitária animal, febre aftosa e retirada da vacinação, brucelose, cadastramento agropecuário, fiscalização do trânsito de animais, produtos e subprodutos, fiscalização do trânsito de vegetais e agrotóxicos, encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca), doenças do cacau e do cupuaçu (monilíase), vassoura-de-bruxa e podridão parda.

Serão abordados ainda os temas: sanidade avícola, classificação de café, serviço de inspeção estadual, fiscalização de sementes, sanidade suídea, equídea e de animais aquáticos, raiva dos herbívoros. As palestras são proferidas por servidores da agência Idaron com formação na área técnica em agropecuária, agronomia ou medicina veterinária.

O objetivo é tornar os futuros profissionais em parceiros da Agência Idaron na promoção da defesa agropecuária nas localidades onde residem, bem como da saúde pública e da preservação do meio ambiente, priorizando a inocuidade, rastreabilidade e qualidade dos produtos agropecuários e derivados produzidos em Rondônia.