//Idaron registra 2,5 mil cadastros no Siafro-Web e mais de 60 mil emissões de receitas agronômicas em apenas um mês

Idaron registra 2,5 mil cadastros no Siafro-Web e mais de 60 mil emissões de receitas agronômicas em apenas um mês

Imprimir
Sistema entrou em vigor no início de janeiro, para maior controle da venda e utilização de agrotóxicos no estado

Em pouco mais de 40 dias de funcionamento, o Sistema de Fiscalização do Comércio de Agrotóxicos (Siafro-Web), desenvolvido pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), já registrou mais de 2,5 mil cadastros no sistema e mais de 60 mil emissões de receitas agronômicas.

Os números são considerados altamente positivos, visto que o objetivo do sistema é promover maior controle sobre os defensivos agrícolas recomendados aos produtores, com informações em tempo real para acompanhamento do que é comercializado pelas lojas agropecuárias. “Uma das vantagens é a facilidade de consulta ao controle de estoque dos estabelecimentos comerciais que vendem agrotóxicos”, bem como as receitas agronômicas emitidas, destaca Sirley Ávila Queiroz, da Coordenação Estadual de Agrotóxicos.

O sistema, que entrou em vigor dia 02 de janeiro deste ano, é voltado tanto ao comércio quanto aos produtores agrícolas, que só poderão adquirir agroquímicos e afins se fizerem o cadastro no Siafro-Web, o que pode ser feito tanto pela internet, através do site (Clique aqui), quanto nas Unidades Locais da Idaron (Ulsav).

“Os produtores rurais que já têm cadastro na Idaron, para emissão de Guia de Trânsito Animal Online (GTA) ou com ficha de bovídeos, não precisarão se cadastrar novamente, terão apenas que validar a senha, no primeiro acesso”, acentua Silrey Ávila. Para os novos usuários, o cadastro no sistema é tão simples quanto a utilização. Para os responsáveis técnicos, os RT’s, basta acessar a plataforma Google Forms (Clique aqui).

As lojas agropecuárias, balcão e posto de recebimento de embalagens vazias podem realizar o cadastro, como comerciante, na agência Idaron. Quem preferir, poderá consultar os tutoriais de como se cadastrar, que já estão disponíveis no canal da Idaron, no Youtube.

Vale salientar que foi adiado para o próximo 1º de julho a obrigatoriedade da realização do cadastro agropecuário do produtor que ainda não possui o cadastro na Idaron, assim, para a emissão da Receita Agronômica, basta a realização do cadastro provisório, diretamente no sistema Siafro-Web, pelo responsável técnico que estiver emitindo a receita agronômica.