//População tem até o dia 6 de janeiro para colaborar com Projeto de Lei que trata da defesa sanitária animal no Estado e revoga a Lei 982/2001

População tem até o dia 6 de janeiro para colaborar com Projeto de Lei que trata da defesa sanitária animal no Estado e revoga a Lei 982/2001

Imprimir
O Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), acrescentou anexos à minuta de Projeto de Lei que dispõe sobre a defesa sanitária animal do território rondoniense. A minuta reeditada já foi publicada e está disponível para consulta pública por 30 dias, até o dia 6 de janeiro de 2022.

Devido às alterações, é recomendado que, a partir de agora, se analise a nova redação dada ao Projeto de Lei e faça as contribuições que julgar necessárias para a legislação que revogará a Lei 982, de 06 de junho de 2001.

A consulta pública está disponível na homepage da Idaron, no menu ‘Consulta’. As sugestões deverão ser encaminhadas por meio de formulário acessível neste link (clique aqui). O cidadão poderá contribuir com alterações no que julgar necessário, propondo, quando for o caso, a redação que considerar mais adequada nos artigos, incisos, parágrafos ou alíneas.

Vale salientar que as manifestações devem ser objetivas e feitas visando alteração (total ou parcial) da redação, bem como para a inclusão e/ou exclusão do texto que julgar necessário. “Para efetuar crítica ou sugestão, é necessário que a pessoa indique o texto que gostaria de ter alterado ou subtraído, antes de registrar o comentário”, indica o presidente da Agência Idaron, Julio Cesar Rocha Peres. “Não há limite de contribuições, o cidadão poderá enviar quantos formulários ou e-mails julgar necessários”, acrescenta.

Ao final do prazo de contribuições por parte da população em geral, a Agência Idaron avaliará as sugestões recebidas e fará as adequações pertinentes para dar prosseguimento aos trâmites necessários, até a publicação da Lei no diário oficial do Estado. “A defesa sanitária animal compreende o conjunto de ações gerais e de medidas necessárias para propiciar, dentre outras medidas altamente relevantes, a prevenção, o combate, controle, vigilância e a erradicação de doenças em animais criados na região ou em trânsito dentro do Estado de Rondônia”, salienta Julio Peres.