//Agências de defesa agropecuária de Rondônia e Amazonas alinham estratégias para atuação na divisa dos dois estados

Agências de defesa agropecuária de Rondônia e Amazonas alinham estratégias para atuação na divisa dos dois estados

Imprimir
Em reunião técnica, organizada pelo Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), na última terça-feira (05/10), em Manaus/AM, as Agências de Defesa Agropecuária de Rondônia (Idaron) e do Amazonas (Adaf), alinharam as estratégias para atuação nas regiões amazonenses que fazem divisa com Rondônia.

Um dos direcionamentos é referente a atuação dos servidores da Adaf que utilizam as instalações da Idaron para realização dos trabalhos. Outro ponto destacado é o alinhamento sobre a forma de atendimento e redistribuição de pessoal nas unidades. Destaque também para a implementação de aplicativos com vista na oferta de serviço digital, pela Adaf, aos produtores rurais do sul do Amazonas.

A reunião foi mediada pelo médico veterinário Geraldo Marcos de Moraes, diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários, da SDA/Mapa. “A pauta principal é o alinhamento de questões relacionadas ao trânsito animal entre os estados do Amazonas e de Rondônia, na região do Bloco I, do Plano Estratégico PNEFA 2017-2026”, informou o presidente da Idaron Júlio Cesar Rocha Peres.

Além dele, participaram da reunião o diretor executivo da Agência rondoniense, Licério Corrê Magalhães, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Geraldo Moraes e representantes das superintendências federais de agricultura de ambos os estados e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).

PARCERIA

Em maio deste ano, as Agências de Defesa Agropecuária de Rondônia, Amazonas e do Acre firmaram Termo de Cooperação Técnica para reforçar as ações de combate a irregularidades nos estados do Bloco I. Com isso, os organismos ampliaram o compartilhamento de informações entre si e a transferência de conhecimento para o exercício de suas atribuições.

Os setores de tecnologia de informação das Agências elaboraram um plano de trabalho que permite o compartilhamento de dados de forma eficiente e segura. Envolvendo a Idaron e a Adaf, além do planejamento, coordenação e execução de ações conjuntas, há o compartilhamento de instalações físicas, equipamentos e veículos das unidades do Idaron localizadas nos municípios de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Porto Velho, em Rondônia.