//Tem início neste sábado a 1ª etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos de 2021

Tem início neste sábado a 1ª etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos de 2021

Imprimir
Neste sábado (1º de maio) o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), dá início à primeira etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos do ano de 2021. A declaração deve ser feita por criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à Febre Aftosa). Dados sobre outros animais podem ser solicitados. O prazo de declaração vai até 31 de maio.

O produtor pode fazer a declaração preferencialmente pela internet, no site da Agência (www.idaron.ro.gov.br). “Não tem mistério, pela internet, a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’ (Guia de Trânsito Animal Online) é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, informou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

A Idaron também disponibilizará um formulário para declaração, tanto no formato impresso (que pode ser obtido nas unidades da Agência Idaron e casas agropecuárias, em todos os municípios), quanto pode ser baixado no site da Agência.

Após o preenchimento, o formulário deve ser enviado por e-mail ou WhatsApp da Idaron onde a propriedade tem cadastro. “Lembrando que cada unidade tem um telefone de WhatsApp para envio do formulário. Esse telefone também pode ser utilizado para declaração: o produtor pode ligar que um atendente vai pegar os dados passados pelo pecuarista e fazer a declaração direto no sistema. Para que o produtor possa comprovar que a declaração foi feita, ele receberá, do atendente, um PDF ou foto da tela validando a declaração”, destacou o coordenador técnico da Idaron, Walter Cartaxo.

Vale salientar que a declaração é uma etapa importante para que Rondônia se firme internacionalmente, com reconhecimento da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal), como área livre de aftosa sem vacinação. “Ao declarar nosso rebanho, estamos fortalecendo nossa economia e certificando o consumidor da qualidade de nossa produção. Um rebanho sadio e inspecionado, além de garantir produtos de qualidade, eleva Rondônia a mercados ainda mais rentáveis”, completou.