//Idaron orienta pecuaristas de Itapuã do Oeste para adoção de medidas preventivas contra a brucelose

Idaron orienta pecuaristas de Itapuã do Oeste para adoção de medidas preventivas contra a brucelose

Imprimir
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) destacou uma equipe de profissionais para visitar propriedades rurais que atuam na pecuária, em Itapuã do Oeste, município localizado cerca de 200 Km de Porto Velho, para o trabalho de educação sanitária, com orientação aos pecuaristas para adoção de medidas preventivas contra a brucelose.

É um trabalho que vem sendo realizado anualmente, com distribuição de panfletos e orientação técnica aos produtores, mas que, em Itapuã do Oeste, está sendo intensificado neste mês de abril devido a suspeita da doença em um animal oriundo daquela região.

O caso

Na manhã do último dia 20, durante inspeção de rotina em um frigorífico localizado em Porto Velho, o serviço de inspeção animal da Idaron detectou, em uma carcaça de bovino, lesões purulentas na região do nervo cervical com depósitos de fibrinas e projeções no nervo cervical e no linfonodo hepático, o que, segundo os profissionais envolvidos no trabalho, são características típicas de bursite cervical (lesão sugestiva de brucelose).

Os órgãos e a carcaça foram condenados e encaminhados para destruição. Conforme dados contidos na Guia de Trânsito Animal (GTA), o bovino era proveniente de uma propriedade localizada na região de Itapuã do Oeste. “De imediato a Idaron apontou a necessidade de se intensificar o trabalho de educação sanitária na região, com vistas a prevenção da brucelose”, destacou o Coordenador Técnico da Idaron, Walter Cartaxo.

Vale salientar que a brucelose é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o homem, “logo, a detecção desse tipo de doença e o controle dela é de fundamental importância para a saúde da população”, destacou Cartaxo.