//Seagri e Coordenadoria de Agricultura Familiar recebem cartilha produzida pela Idaron, sobre Doenças Transmitidas por Alimentos

Seagri e Coordenadoria de Agricultura Familiar recebem cartilha produzida pela Idaron, sobre Doenças Transmitidas por Alimentos

Imprimir
Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (02/02), no gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em Porto Velho, o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Julio Cesar Rocha Peres, apresentou ao secretário Evandro Cesar Padovani, à Coordenadora de Agricultura Familiar, Adriana Afonsina, e ao gerente de Agroindústria Geovane Veiga, ambos da Seagri, a cartilha produzida pela Gerência de Inspeção da Idaron, sobre Doenças Transmitidas por Alimentos ( DTA’s).

O objetivo é que a cartilha seja distribuída gratuitamente a todos os produtores do estado que trabalham com produtos de origem animal, tando da agricultura familiar quanto da agroindústria. Também estão sendo envidadas cartilhas para diversas instituições visando a máxima divulgação do material, dentre elas as secretarias de governo, a Agevisa (Agência Estadual de Vigilância em Saúde), a Emater, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e algumas faculdades, para distribuição aos acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Existem mais de 250 tipos de Doenças Transmitidas por Alimentos no mundo. A maioria é infecção causada por bactérias, vírus, protozoários e outros parasitas. Por isso, para alertar o produtor rural e a comunidade sobre o perigo dessas doenças e o meio de transmissão delas, o Governo de Rondônia, através da Idaron produziu a cartilha, orientando sobre os riscos de consumir alguns tipos de alimentos sem o preparo adequado.

“Nessa cartilha, estão listadas as principais doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de alimentos de origem animal produzidos em condições inadequadas. E vale salientar que o produtor deve procurar a Idaron sempre que houver casos de animais suspeitos de enfermidades de controle oficial (febre aftosa, raiva, etc) e procurar atendimento médico em caso de sintomas de doenças veiculadas por alimentos”, destacou Julio Cesar.

A cartilha também está disponível em PDF, para distribuição via Whats App e na plataforma online, na página oficial da Agência Idaron.