//Membros do Bloco 1 se reúnem no Idaf/Acre para alinhar ações de fiscalização e monitoramento na região de fronteira

Membros do Bloco 1 se reúnem no Idaf/Acre para alinhar ações de fiscalização e monitoramento na região de fronteira

Imprimir
Representantes das agências de defesa sanitária animal dos estados de Rondônia, Acre e Amazonas estiveram reunidos em Rio Branco/AC, na última sexta-feira (27), para definir e alinhar as ações de fiscalização de trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa e de monitoramento de propriedades que devem ser implementadas nas fronteiras comuns dos estados em 2021.

De acordo com o diretor executivo da Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril), Licerio Corrêa Soares Magalhães, que, na oportunidade, representou o governador de Rondônia, Coronel PM Marcos Rocha, as ações conjuntas, com alinhamento de atividades e compartilhamento de informações, devem garantir segurança sanitária aos produtores rurais dos estados que compõem o Bloco 1 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (Pnefa).

A reunião, segundo Licerio Corrêa, deu sequência às tratativas iniciadas no último dia 17, em Porto Velho/RO. “Aqui (em Porto Velho) suscitaram questões que foram deliberadas sob a luz do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representado pelo Dr. Geraldo Marcos Moraes, diretor do Departamento de Saúde Animal – DSA/MAPA”, explicou o diretor executivo da Idaron.

“As questões oriundas da primeira reunião resultaram numa série de ações que foram discutidas no Acre. Três delas mostram-se fundamentais para que o Bloco 1 seja reconhecido internacionalmente como região livre de aftosa sem vacinação: o controle de trânsito animal, a conferência de rebanho e o monitoramento das propriedades com vigilância ativa”, destacou Licério.

Além do trabalho de fiscalização e monitoramento, destaque para a educação sanitária que atuará na conscientização a fim de orientar o pecuarista sobre a importância de notificar ao serviço veterinário oficial sobre doenças vesiculares em seu rebanho.

A reunião contou ainda com presença do coordenador de trânsito da Idaron, Ney Carlos, e dos coordenadores de trânsito dos demais estados envolvidos nas ações.