//Governo do Estado avalia implantação do vazio sanitário do algodão em Rondônia

Governo do Estado avalia implantação do vazio sanitário do algodão em Rondônia

Imprimir
Governador do Estado de Rondônia, Coronel PM Marcos Rocha, preocupado em garantir o progresso e a sustentabilidade da cultura do algodão, que vem ganhando espaço e volume no território rondoniense, com grande potencial para impulsionar a economia do Estado, determinou à Agência de Defesa Agrosilvopastoril (Idaron) que iniciasse os estudos para a implantação de políticas de monitoramento e controle de pragas da cultura.

A principal praga é o bicudo-do-algodoeiro, um besouro da família dos curculionídeos, originário da América Central, que perfura o botão floral e a maçã dos algodoeiros para depositar suas larvas, causando grandes prejuízos ao cultivo do algodão. O controle do besouro é feito com um conjunto de técnicas que inclui o vazio sanitário.

Para dar segmento ao processo de implantação dessas técnicas de controle em Rondônia, o gerente da Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal (GIDSV/Idaron), Jessé de Oliveira Junior, e o coordenador do Programa Estadual de Controle de Pragas de Interesse Econômico, João Paulo de Souza Quaresma, visitaram o estado do Mato Grosso, onde o algodão já é cultivada a décadas.

Recebidos e conduzidos pelos técnicos do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso),os dois assistiram a uma apresentação do programa de combate ao bicudo-do-algodoeiro e visitaram os campos de produção de algodão, no município de Campo Verde/MT, onde acompanharam a fiscalização do vazio sanitário de vários produtores. Também visitaram o IMA (Instituto Mato Grossense do Algodão) para conhecer toda a estrutura do Instituto e o andamento das pesquisas em relação à cultura.

Jessé de Oliveira lembra que o bicudo-do-algodoeiro é uma praga de difícil controle, o que torna a cultura de alto investimento e técnica. “Não temos que reinventar a roda, os produtores e fiscais do Mato Grosso têm anos de vivência com um programa consistente de controle do bicudo-do-algodoeiro, tornando-se um parceiro referencial para que Rondônia consiga implementar o vazio sanitário do algodão. A medida atende o anseio tanto do governador Marcos Rocha quanto dos produtores, que vêm na iniciativa um fator a mais para garantir lavouras sadias e de alta rentabilidade”, explicou Jessé.

O próximo passo do programa será a realização do “1º Encontro de Produtores de Algodão no Estado de Rondônia” para que todos os envolvidos na atividade, tenham a oportunidade de conhecer e apresentar as últimas experiências e novidades técnicas empregadas no cultivo. O encontro será realizado em parceria entre a Idaron, IMA/MT, Indea-MT, Organização dos Produtores e Organizações de Pesquisa de Rondônia. As normas que vão regular a atividade serão construídas após o encontro.