//Serviço veterinário oficial brasileiro e boliviano se reúnem em Guajará-Mirim

Serviço veterinário oficial brasileiro e boliviano se reúnem em Guajará-Mirim

Imprimir
O serviço veterinário oficial do Brasil, representado por profissionais da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RO-MAPA) e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), esteve reunido na última sexta-feira (30/10), em Guajará-Mirim/RO, com o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Segurança Alimentar da Bolívia (Senasag).

A reunião aconteceu às 8h da manhã, na sede da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Guajará. Na oportunidade, representantes dos dois países trocaram experiências sobre as estratégias adotadas para garantir a sanidade animal e a segurança sanitária na fronteira.

“Durante décadas foi estabelecido uma parceria entre Brasil e Bolívia no que se refere a questão sanitária animal na área de fronteira. Por muito tempo fizemos a vacinação dos rebanhos dessa região contra a febre aftosa. E hoje, da mesma forma que estamos pleiteando a retirada da vacina, eles (governo boliviano) estão se preparando para esse passo. Essa reunião possibilitou-nos conhecer as ações que são adotadas pela Bolívia e também compartilhamos experiências de sucesso, para que todos entendam como está sendo tratado o tema defesa sanitária animal, na Bolívia e no Brasil”, explicou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres. “Em resumo, foi uma reunião interinstitucional de fronteira, de interação e troca de informação entre os serviços sanitários oficiais”, acentuou.