//Idaron e Ifro firmam termo de cooperação para utilização de equipamentos usados na classificação de grãos e café

Idaron e Ifro firmam termo de cooperação para utilização de equipamentos usados na classificação de grãos e café

Imprimir
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) unem esforços para melhorar a estrutura de ensino e serviços disponibilizada à população. Através de um termo de cooperação Técnica, assinado nesta última segunda-feira (21/09), as duas instituições estão aparelhando os laboratórios do Ifro para utilização tanto na classificação vegetal, feita pela Idaron, quanto na formação profissional de novos classificadores.

“O equipamento é da Idaron e é usado no trabalho de certificação de padrão e qualidade dos produtos e sub produtos de origem vegetal, como arroz, feijão, milho e café. Como a demanda nos laboratórios da Agência é pequena, para que esses aparelhos não fiquem ociosos, a Idaron firmou parceria com o Ifro e os transferiu para os laboratórios do Instituto Federal, que são amplos e careciam da tecnologia para atuar na formação técnica de classificadores”, explicou o Gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal, Jesse de Oliveira Junior. “Além do serviço de certificação continuar à disposição dos cidadãos e empresas rondonienses, os equipamentos de laboratório servirão para que o Ifro melhore a estrutura de ensino disponibilizada aos produtores e suas famílias”.

O Termo de Cooperação Técnica, que está em processo de assinatura, nasceu de iniciativa da Gerência de Defesa Vegetal da Idaron. “O serviço de classificação vegetal não é um serviço que pode ser prestado exclusivamente por agências do governo, é um serviço que pode ser prestado pela iniciativa privada, então, essa parceria permitirá a formação de mão de obra para ter esse serviço especializado dentro do estado, aumentando a quantidade de técnicos em todas as regiões”, avaliou