//Rondônia avança no processo de reconhecimento internacional como área livre de Febre Aftosa sem Vacinação

Rondônia avança no processo de reconhecimento internacional como área livre de Febre Aftosa sem Vacinação

Imprimir
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta última quinta-feira (02/04) parecer técnico validando os procedimentos no processo de suspensão da vacinação contra Febre Aftosa dos estados de Rondônia, Acre e alguns municípios do Mato Grosso e Amazonas, pertencentes ao bloco 1.

O Parecer técnico (Nº 13/2020/DIFA/CAT/CGSA/DSAIP_2/SDA/MAPA), que determina a instalação de normas para a proteção da zona livre sem vacinação, coroa a parceria da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvipastoril do Estado de Rondônia (Idaron) com o produtor rural que, ao longo de 20 anos, tem cumprido todas as etapas de vacinação e declaração dos rebanhos de bovinos, bubalinos e dos demais animais suscetíveis à doença.

No ato formal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento explica que o parecer visa dar início a transição de zona livre de febre aftosa com vacinação para sem vacinação nos Estados do Acre, Rondônia, regiões dos Estados do Amazonas e do Mato Grosso que compõem o Bloco I do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (PNEFA), com a proibição do uso e comercialização de vacina contra a febre aftosa.

O Mapa explica que, após a reunião realizada no último dia 19/03, foi verificado que todos estados que compõem o Bloco I estão com nível satisfatório de cumprimento das ações previstas no PNEFA, inclusive com a instalação dos 8 postos fixos para controle da futura zona.

A primeira etapa, conforme previsto e descrito no PNEFA, para que Rondônia e os demais estados do Bloco I sejam reconhecidos como área livre de febre aftosa sem vacinação junto ao Mapa e, posteriormente, à Organização Mundial da Saúde Animal – OIE, é a suspensão da vacinação contra a febre aftosa.

O Mapa explica ainda que, tendo em consideração o compromisso de atendimento de recomendações das auditorias realizadas pelo DSA, será necessário a edição de uma Instrução Normativa específica, visando proibir o uso e comercialização da vacina contra a febre aftosa para avanço no programa. “Já estamos trabalhando para que a Instrução Normativa seja publicada o mais breve possível”, explicou o presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres.

Cumprindo-se todas as etapas estabelecidas pela nota técnica, e com a suspensão da vacinação, Rondônia visa o reconhecimento internacional como livre de febre aftosa, o deve ocorrer em maio de 2021 na reunião da OIE, na França.

Confira a nota: Nota técnica suspenção vacina