//Servidores da Idaron são capacitados para utilização do Sisbravet

Servidores da Idaron são capacitados para utilização do Sisbravet

Imprimir
O Governo de Rondônia, por meio da Coordenação Estadual de Epidemiologia e Vigilância Veterinária, que é subordinada a Gerência de Defesa Sanitária Animal (GDSA) da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), iniciou nesta terça-feira (18/02), em Porto Velho, um treinamento aos médicos veterinários da autarquia, sobre o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (Sisbravet), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O curso, em Porto Velho, terá a duração de três dias, com término na quinta-feira (20/02), e também será aplicado em Ji-Paraná, de 03 a 05 de março, e em Vilhena, de 17 a 19 do mesmo mês.

“O sistema está operacional, mas, em Rondônia, o registro das ocorrências pelas Unidades Locais da Idaron, utilizando o Sisbravet, ocorrerá após o treinamento dos servidores. É uma inovação tecnológica que possibilitará o acompanhamento das medidas adotadas em atendimentos a suspeitas de doenças e emergências sanitárias, desde a notificação, atendimento até o encerramento da investigação”, explicou Emanuela Panizi Souza, coordenadora Estadual de Epidemiologia e Vigilância Veterinária da Idaron.

O curso, em Porto Velho, terá a duração de três dias, com término na quinta-feira (20/02), e também será aplicado em Ji-Paraná, de 03 a 05 de março, e em Vilhena, de 17 a 19 do mesmo mês.

Segundo Emanuela Panizi, com o Sisbravet o produtor ganhou mais um canal de comunicação com o serviço veterinário oficial, uma vez que ele pode entrar na página do Mapa ou na página da Idaron e apresentar notificação de suspeita de doença. “Feito isso, a informação é imediatamente disparada, eletronicamente, para todas as unidades veterinárias responsáveis pela propriedade com os animais sob suspeita. A partir daí, o veterinário irá a campo, o mais rápido possível, para iniciar a investigação”, salientou.

Emanuela explica que o atendimento às doenças é uma das atividades mais importantes de todo sistema de saúde animal. “A notificação, o quanto mais prévia, possibilitará agilidade no atendimento, fator muito importante, já que a propagação de algumas doenças é muito rápida. O Sisbravet veio trazer modernidade para esse processo. Com esse sistema, destinado à contenção da doença, todos ganham”, observa.

O Sistema estará aberto para qualquer cidadão fazer a notificação de suspeita. Não precisa de uma inscrição específica. Basta acessar o canal do Ministério da Agricultura e preencher as informações mínimas para que o veterinário oficial possa identificar a propriedade com suspeita de doença. “Na notificação, o produtor pode se identificar ou pode fazer uma notificação anônima”, destaca.

Sistema estará aberto para qualquer cidadão fazer a notificação de suspeita.

SISBRAVET

O sistema informatizado é a ferramenta eletrônica específica para gestão dos dados obtidos na vigilância passiva e ativa em saúde animal, desenvolvida para o registro e acompanhamento das notificações imediatas de suspeitas de doenças e das Investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

O objetivo é registrar, consolidar e compartilhar os dados de atendimento a notificações imediatas de ocorrências zoossanitárias realizados pelos Serviços Veterinários.