//Idaron encerra 4ª edição do projeto ‘Formação Integrada em Defesa Animal e Vegetal em Pimenta Bueno

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), por iniciativa da Regional de Pimenta Bueno, encerrou no último dia 20 a 4ª edição do projeto de educação sanitária ‘Formação Integrada em Defesa Animal e Vegetal: Educador Auxiliar da Defesa Agrossilvopastoril’, que atendeu 120 alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e em Agroecologia, do Centro Técnico Estadual De Educação Rural Abaitará, localizado na RO 010, km 32, no município de Pimenta Bueno.

Turmas do 3º ano A e B

A atividade foi desenvolvida sob a coordenação de Ediran Amaral Dias e supervisão de Alan Gardel Batista Biazatti, ambos da Idaron, lotados na regional daquele município. Foram ministradas 48 horas/aula com foco em 20 programas da Agência, além de um curso de boas práticas de vacinação.

Turmas do 3º ano C e D

No encerramento, duas alunas (Maria Clara Freitas e Ana Maria de Oliveira Belazzi) que tiveram melhor desempenho na aprendizagem, aferido por meio de método avaliativo, foram premiadas, cada uma com uma bicicleta doada pela empresa Ciclo Cairu.

O projeto passa a integrar a atividade avaliativa do Centec Abaitará, contribuindo com a formação técnica dos estudantes. “A atividade de Educação Sanitária se estende para mais de 30 municípios de Rondônia e um do Mato Grosso, que é onde os alunos residem. Com base nisso, acreditamos estar cumprindo a missão de ter nas orientações sanitárias, o maior legado de compromisso com a sanidade agropecuária do estado”, explica a coordenadora do projeto, Ediran Amaral Dias. “Dessa forma, um maior número de profissionais se compromete com a notificação de pragas e doenças, bem como, com a coibição de práticas que coloquem essa sanidade em risco”, acrescenta.

Ana Maria de Oliveira Belazzi

Durante o encerramento dos trabalhos, os organizadores agradeceram a dedicação e colaboração dos engenheiros agrônomos Cleto Simão de Souza, Zenaide Rocha Brito, Sérgio Rocha Leite, Sérgio Onofre Marinho e João Paulo Souza Quaresma. Destaque também aos médicos veterinários Juliana Campos Tavares, Luciano Marcos Pereira, Maria do Socorro Araújo Silva, Juliana Hezel Huida, Robson Reverdito, Rodrigo Izuro Fujihara, Dâmaris Oliveira Bezerra do Nascimento e Pedro Cesar Savi Filho. Agradecimento ainda ao técnico em agropecuária Edson Justino de Oliveira e demais chefes de Ulsav (Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal) da regional de Pimenta Bueno.

Maria Clara Freitas