//Técnicos da Idaron atendem cerca de 120 estudantes em projeto de educação sanitária, em Pimenta Bueno

Técnicos da Idaron atendem cerca de 120 estudantes em projeto de educação sanitária, em Pimenta Bueno

Imprimir
Estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e em Agroecologia, do Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (Centec Abaitará), em Pimenta Bueno/RO, são orientados pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), sobre os programas de sanidade mantidos pela agência, para garantir o controle de doenças e pragas e a qualidade dos produtos derivados de animal e vegetal.

Ação educativa, de iniciativa da regional de Pimenta Bueno, acontece anualmente através de um projeto de educação sanitária.

A ação educativa, de iniciativa da regional de Pimenta Bueno, acontece anualmente através de um projeto de educação sanitária que é coordenado pela Assistente de Fiscalização Ediran Amaral Dias. “Desde 2016, a Regional mantém parceria com o Centec Abaitará para desenvolver o projeto que atende alunos que estão concluindo os cursos técnicos das áreas animal e vegetal”, explicou Ediran Amaral Dias.

Segundo ela, neste ano, o projeto atende 120 alunos de quatro turmas: três do curso técnico em Agropecuária e uma do curso técnico em Agroecologia. “O objetivo é orientar esses futuros profissionais sobre os programas de sanidade da Idaron e das medidas a serem adotadas em casos de suspeitas de enfermidades ou pragas e doenças”, salientou.

Na última sexta-feira (18), após palestra com a fiscal médica veterinária Juliana Campos Tavares, da Ulsav (Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal) de Pimenta Bueno, alunos de duas turmas foram levados para visitar uma fábrica de embutidos. Nesta próxima sexta-feira (25), os demais alunos farão visita à mesma fábrica. “O proprietário, Jonas da Silva Filho, e a família dele sempre colaboraram com o projeto”, afirmou Ediran Amaral.

Sobre a importância da iniciativa, ela acrescenta que os futuros profissionais têm chance de ampliar os conhecimentos a cerca dos temas abordados e poderão auxiliar na orientação de outras pessoas. “Assim, a educação sanitária é realizada e as informações são transmitidas de forma colaborativa”.