//Idaron fortalece fiscalização em todo o estado para garantir área livre de aftosa em Rondônia

O Governo do Estado, através da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastorial de Rondônia está cada vez mais fortalecido. Com uma gestão séria, a Idaron realizou a aquisição de vários itens, essenciais para fiscalização e monitoramento nas fronteiras. O objetivo é o controle efetivo da entrada de animais, vegetais e alimentos, além, é claro, do aumento das campanhas sanitárias.
O reaparelhamento da agência, com renovação da frota, construção e reforma de unidades de fiscalização e aquisição de diversos aparelhos, como drones, telefones via satélite, câmeras para monitoramento de fronteira, barcos e até um hidroavião, devem garantir que a Idaron continue o fortalecimento de suas atividades para manter a sanidade animal e vegetal, além de garantir ao estado o status de área livre da Febre Aftosa, o que deve repercutir positivamente na economia de Rondônia.

Embarcações adquiridas pela Idaron para fortalecer o trabalho de defesa animal em Rondônia.

“O Governo fez um investimento vultoso para permitir que, através da Idaron, os produtores de nossa região, em todo o estado, tenham garantias reais de proteção no que tange o controle de doenças em animais e pragas em vegetais”, ressaltou o presidente da Agência, Júlio Cesar Rocha Peres.
Segundo ele, foram compradas 42 camionetes, 25 veículos leves (pick up), 200 computadores, cinco barcos com motores e carretinhas, 10 drones para o sistema de defesa agropecuária, 40 impressoras, scanner, uma empilhadeira retrátil elétrica e um triturador de papel. Foi feita ainda reforma e ampliação do posto fiscal do quilômetro 130 da BR-364, além de empenho para aquisição de 30 aparelhos de telefones satelitais.
“E não para por aí, já há previsão para construção da Regional de Ji-Paraná. Falta só a ordem de serviço. Também será construída a nova unidade de Rolim de Moura e a nova unidade de Ariquemes”, explica Júlio Cesar, acrescentando que o videomonitoramento, que está em fase de entrega e pagamento, vai ser um passo importante para que a Idaron amplie o trabalho que já é realizado nas fronteiras.
“Muita coisa já foi entregue, mas ainda faltam 286 computadores, que estão em fase de aquisição, a aeronave, que deve chegar em até seis meses, 121 televisores, telefone com fio e sem fio, frigobar, armários de aço e de madeira, ar-condicionado, tudo isso para atender bem o produtor e dar efetiva condição de trabalho aos técnicos e fiscais da Idaron”, salientou.
Por fim, a Agência também contratou uma empresa especializada para reformar uma embarcação (Quero Quero II) que é utilizada pelos servidores em ações desenvolvidas ao longo dos rios, com visita e inspeção em todas as propriedades rurais. “Nosso objetivo é manter o estado livre da Febre Aftosa, então não podemos deixar de vistoriar nenhuma propriedade. Agradecemos ao governador Marcos Rocha e ao produtor pela importante colaboração com essa agência”, finalizou Júlio Cesar.