//Cerca de 19 mil criadores de suínos, ovinos e caprinos devem atualizar cadastros de rebanhos na Idaron

Cerca de 19 mil criadores de suínos, ovinos e caprinos devem atualizar cadastros de rebanhos na Idaron

Imprimir
Cadastramento ajudará no controle da Febre Aftosa

Cerca de 19 mil criadores de suínos, ovinos e caprinos, em todo o estado, devem atualizar o cadastro do rebanho junto a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). Segundo Walter Oliveira Cartaxo, diretor técnico da Agência, são produtores que, ao cadastrar bovinos e bubalinos, informaram que também criam outras espécies de animais. “Como já está cadastrado, esse criador vai apenas atualizar o número do rebanho”, salientou.

A iniciativa faz parte da campanha de cadastramento obrigatório de ovinos, suíno e caprinos, lançada neste mês de agosto. O objetivo é identificar todas as propriedades que criam esses tipos de animais e saber qual o tamanho do rebanho no estado. A medida faz parte da estratégia para o controle de doenças após a suspensão da vacina contra a febre aftosa.

“Criadores que ainda não cadastraram seus rebanhos, também devem procurar a unidade mais próxima da Idaron para cadastrar esses tipos de criação”, salienta Walter Oliveira, acrescentando que a medida é condição prévia indispensável para emissão de Guia de Transporte Animal (GTA). “Mas o principal objetivo é ajudar no controle da Febre Aftosa, uma vez que esses animais também são suscetíveis a essa doença. Por isso é de extrema importância que o produtor cadastre seu rebanho, independentemente se vai precisar emitir GTA ou não”, alerta Walter O liveira.

A obrigatoriedade do cadastro iniciou neste 1º de agosto, mas, no trabalho de cadastro do rebanho bovino, a Idaron também já realiza o cadastro de suínos, ovinos e caprinos. “Cerca de 19 mil propriedades já foram cadastradas como produtoras desses tipos de rebanho, são esses criadores que precisam apenas atualizar o cadastro”.