//Criadores de suínos, ovinos e caprinos devem cadastrar rebanhos na Idaron a partir de agosto

Criadores de suínos, ovinos e caprinos devem cadastrar rebanhos na Idaron a partir de agosto

Imprimir
A partir deste 1º de agosto, os criadores de suínos, ovinos e caprinos, que ainda não cadastraram seus rebanhos, devem procurar a unidade mais próxima da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) para cadastrar esses tipos de criações.

Criadores de Suínos estão entre os produtores que devem cadastrar a produção junto ao Idaron.

Além de ser condição prévia indispensável para emissão de Guia de Transporte Animal (GTA), a medida ajudará no controle da febre aftosa, uma vez que esses animais também são suscetíveis a essa doença.
“É de extrema importância que o produtor, que ainda não realizou o cadastro, procure a unidade da Idaron mais próxima e cadastre seu rebanho, independentemente se vai precisar emitir GTA ou não. O foco é o controle da aftosa”, alerta o presidente da autarquia, Júlio Cesar Rocha Peres.
A obrigatoriedade do cadastro inicia neste 1º de agosto, mas, no trabalho de cadastro do rebanho bovino, a Idaron também já realiza o cadastro de suínos, ovinos e caprinos. “Cerca de 19 mil propriedades já foram cadastradas como produtoras desses tipos de rebanhos, logo, essa nova campanha é voltada apenas aos produtores que ainda não cadastram suas criações”, salientou Júlio Cesar Rocha.