//IDARON capacita médicos veterinários em programas de autocontrole

IDARON capacita médicos veterinários em programas de autocontrole

Imprimir
A Agência IDARON, através da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal – GIPOA, realizou nas instalações da CONAB em Porto Velho, no período de 04 a 07 de junho de 2019 uma capacitação para 23 Médicos Veterinários da IDARON, em Planos de Autocontrole (Boas Praticas de Fabricação – BPF, Procedimentos Operacionais Padronizados – POP, Procedimentos Sanitários Operacionais – PSO, Bem Estar Animal – BEA e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, entre outros).

O treinamento teve como finalidade padronizar os procedimentos, nivelar os conhecimentos e preparar os servidores da IDARON envolvidos nas atividades do SIE para as correções necessárias dos Planos de Autocontrole das indústrias de produtos de origem animal e agroindústrias, antes de serem encaminhados para a GIPOA em Porto Velho.

Em dezembro de 2018, o Estado passou a integrar o SISBI/POA, o que conferiu ao SIE de Rondônia o status de equivalência com o Serviço de Inspeção Federal – SIF, o que na prática, significa que os estabelecimentos registrados no SIE/RO, ao receberem o selo SISBI/POA, poderão expandir sua área de comercialização para além do território estadual.

A fiscalização baseada no monitoramento dos Planos de Autocontrole é uma nova forma de inspeção e fiscalização que será realizada pela Agência IDARON, através de supervisões e auditorias em todos os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual – SIE.

Neste ano, dois abatedouros frigoríficos de bovinos registrados no SIE solicitaram e conseguiram a equivalência e o selo SISBI passando a comercializar seus produtos em todo o território brasileiro sem a necessidade de registro no Serviço de Inspeção Federal – SIF. Esse novo patamar abre novos mercados no Brasil para todos os estabelecimentos registrados no SISBI/POA que implantarem os programas de Autocontrole e cumprirem as exigências da legislação sanitária vigente.