Ações


TRABALHOS REALIZADOS E AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA IDARON

A Agência trabalha em torno de cinco programas constantes de seu Plano Plurianual (PPA) referente aos exercícios 2000/2003, compreendendo em um Programa de Apoio Administrativo e quatro Programas Finalísticos:

·  Programa Sistema Unificado de Atenção à Saúde Animal e Vegetal;

·  Programa de Padronização de Produtos de Origem Vegetal;

·  Programa Valorização do Servidor Público e

·  Programa Assistência ao Trabalhador.

As principais ações desenvolvidas pela Agência, referentes aos programas supracitados, são:

1) Controle Sanitário do Rebanho Bovino
Tem a finalidade de manter o rebanho bovino livre de doenças, objetivando sempre a segurança alimentar da sociedade.

O desenvolvimento desta ação pela IDARON, em conjunto com os seus parceiros, fez com que o Estado recebesse o título de “Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação” pela Organização Internacional de Saúde Animal - OIE.

2) Inspeção Sanitária de Produtos e Subprodutos de Origem Animal
Inspeciona constantemente as Agroindústrias que produzem produtos e subprodutos de origem animal, cadastrados no Sistema de Inspeção Estadual – S.I.E., de competência da Agência.

3) Fiscalização da Movimentação de Animais
Mantém vigilante controle sobre o trânsito de animais, para que os mesmos não sejam transportados sem a Guia de Trânsito Animal - GTA, garantindo à sociedade consumidora dos produtos de origem animal que o mesmo está dentro das normas de qualidade estabelecida mundialmente.

4) Fiscalização e Controle de Trânsito de Material Vegetal
Fiscaliza e controla o trânsito de produtos vegetais, para que estes não sejam transportados sem a Permissão de Trânsito Vegetal - PTV, garantindo que estejam livres de pragas e doenças e, também, que foram cultivados dentro das normas padrão de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

5) Fiscalização do Produto, Comercialização e Uso de Agrotóxicos
Fiscaliza e controla os produtos agrotóxicos, sua comercialização e uso, bem como o destino final das embalagens vazias, garantindo maior segurança alimentar para a sociedade e conservação do meio ambiente.

6) Inspeção e Classificação de Produtos de Origem Vegetal
Inspeciona e classifica os produtos de origem vegetal (arroz, feijão, milho e café), padronizando os referidos produtos e adequando-os aos preços de mercado.